Existem pelo menos 7 tipos de inspeção de segurança que podem ajudar a identificar situações de risco em sua empresa. Com essas inspeções é possível atuar de forma preventiva para eliminar ou ao menos reduzir as chances da ocorrência de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e panes em maquinários.
Quando as inspeções de segurança são seguidas à risca, a empresa também garante estar em conformidade com a legislação, evitando o pagamento de multas ou outras sanções devido a não verificar suas instalações e equipamentos regularmente.
Continue a leitura para entender melhor quais inspeções de segurança devem fazer parte da rotina da sua empresa e como realizá-las da melhor maneira!
Já diria o ditado que “é melhor prevenir do que remediar”. E é justamente esse o objetivo das inspeções de segurança: identificar situações de risco no ambiente de trabalho para adotar uma postura preventiva e evitar que a integridade física dos funcionários e a infraestrutura da empresa sejam prejudicadas.
Elas compreendem um conjunto de procedimentos que podem ser coordenados por funcionários internos dos setores de segurança do trabalho e saúde ocupacional ou por agências e consultorias contratadas especialmente para esse fim. As inspeções também podem ser acompanhadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da própria empresa.
Além de evitar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e o desgaste de equipamentos, as inspeções de segurança também garantem que a empresa esteja em conformidade com a legislação e siga corretamente as medidas obrigatórias, como as normas regulamentadoras do setor em que atua.
Entenda os benefícios atrelados a esse tipo de inspeção:
Levando em consideração que as empresas possuem diversos setores e que os riscos atrelados ao estoque não são os mesmos da central de gás, por exemplo, existem diversos tipos de inspeção de segurança para atender a critérios específicos. Pensando nisso, conheça abaixo os 7 principais tipos de inspeções existentes:
Essa inspeção de segurança é diária e deve ser feita logo antes do início do expediente e ao final da rotina de trabalho. Através desse tipo de inspeção são verificadas questões que fazem parte do cotidiano da empresa, como uso de EPI’s, estado de funcionamento das máquinas, ergonomia, condições da estação de trabalho etc.
Esse tipo de inspeção, como o próprio nome sugere, deve ser realizado em determinados períodos e normalmente está associada a equipamentos industriais e itens de segurança, tais como caldeiras e extintores de incêndio. Nestes casos, essas inspeções atendem às normas regulamentadoras e costumam ser realizadas por técnicos industriais e mecânicos.
Ao contrário das inspeções de rotina, as inspeções eventuais não têm dia e hora certos para acontecer e geralmente funcionam como resposta a alguma situação específica.
Dentre os tipos de inspeção de segurança, essa é a mais crítica e minuciosa e que deve ser realizada por profissionais especializados com o auxílio de aparelhagem específica para identificar riscos ambientais, tais como medição de ruídos e quantidade de partículas tóxicas no ar.
Essa inspeção envolve todos os setores da empresa, e devido à sua complexidade, normalmente a periodicidade é menor.
Esse tipo de inspeção se concentra em setores, processos ou ambientes específicos, como todos os espaços da organização que são refrigerados, por exemplo. Por ter um recorte mais preciso, essas inspeções costumam ser mais rápidas.
Também chamada de auditoria externa, esse tipo de inspeção é realizado por órgãos fiscalizadores como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Corpo de Bombeiros e seguradoras. Pode ser feita quando a empresa muda de endereço ou amplia suas instalações, deseja conquistar alguma certificação, enfrenta um sinistro ou mesmo quando é denunciada por conta de alguma irregularidade sanitária, ambiental ou trabalhista.
Como esse tipo de inspeção não pode ser padronizado, é importante que a empresa mantenha suas documentações atualizadas e siga à risca a legislação.
Agora que você já entendeu o conceito e a importância das inspeções de segurança, além dos principais tipos existentes de verificação, o próximo passo é entender como executá-las corretamente, então, vamos às dicas:
Embora algumas inspeções de segurança não possam ser programadas, muitas delas devem fazer parte da rotina da empresa, portanto, é interessante implementar um cronograma para que as verificações de segurança sejam feitas dentro de um período adequado.
Analisar o histórico dos procedimentos de segurança do trabalho pode ser um recurso valioso para identificar quais fatores levaram à ocorrência de acidentes no passado e entender se eles estão sendo evitados atualmente.
Existem várias formas de inspecionar o ambiente de trabalho e uma das mais eficientes é através de checklists digitais. Com essa ferramenta, não há o risco de as informações se perderem, já que os formulários ficam salvos na nuvem. Além disso, é possível atribuir responsáveis às rotinas de inspeção para garantir que a empresa esteja sempre em segurança.
Para a inspeção de segurança propriamente dita, deve-se observar tudo aquilo que compõe a rotina de trabalho (condições do ambiente, procedimentos padrão, uso de EPI’s) e identificar os possíveis riscos associados, como mau uso de equipamentos ou falta de sinalização adequada. Também é interessante incluir esses riscos em uma matriz para classificá-los de acordo com a gravidade e a probabilidade de ocorrência.
Em vez de depender de folhas de papel ou planilhas do Excel, que tal contar com um sistema 100% online para tornar as suas inspeções de segurança mais simples e eficazes?
Com a ajuda do Videnci, você pode criar formulários de inspeção de segurança digitalmente no sistema e distribuir entre os técnicos da sua empresa. Além de listar todos os pontos a serem analisados, também é possível verificar situações de não conformidade.
Através do nosso sistema você tem acesso a todas as inspeções em um único lugar e consegue acompanhar a evolução dos processos de segurança. Para tornar a inspeção ainda mais eficiente, você ainda conta com recursos como registro fotográfico, QR Codes, assinatura eletrônica e relatórios personalizados.
Agende um teste grátis agora mesmo e comece a facilitar suas inspeções de segurança.
A prevenção de perda deve ser uma prioridade nas indústrias de todos os setores, já que prejuízos e desperdícios comprometem a saúde financeira da fábrica e impactam negativamente na competitividade do negócio. Quando falamos em perdas industriais, nos referimos a tudo aquilo que não agrega valor ao negócio e prejudica os resultados alcançados pela empresa. […]
Saiba como fazer uma gestão de prestador de serviço eficaz, cobrar resultados de forma assertiva e conheça recursos online que irão facilitar o processo.
Aprenda mais sobre manutenção detectiva, como se difere de outros tipos de manutenções e com fazer a sua.