Para empresas que desejam atingir um alto grau de eficiência e caminhar em direção à revolução digital, os processos automatizados são uma ótima forma de começar.
De acordo com a pesquisa encomendada pela NICE e conduzida pela Forrester Consulting, a automação de processos está diretamente ligada à otimização do atendimento ao cliente e eficiência.
Os resultados do estudo revelam que 80% dos líderes de negócios consideram a solução importante para a melhora da eficiência da equipe.
Além disso, a automação é vista como uma estratégia para reduzir custos (88%) e facilitadora para o atendimento ao cliente em canais emergentes (72%).
Ou seja, os líderes e gestores consideram a automação de extrema importância para seus negócios. Vamos entender a seguir o que são processos automatizados e como eles podem virar realidade na sua empresa.
A automação de processos é uma técnica que permite utilizar a tecnologia para controlar e otimizar tarefas. Através desse processo, uma atividade que exigiria esforço humano pode facilmente ser automatizada por meio de sistemas e softwares inteligentes.
Dessa forma, excluindo a execução manual, as tarefas passam a ser executadas de forma padronizada, eficiente e sem erros.
Agora que já vimos o que são processos automatizados, vejamos como aplicar na sua empresa em 4 passos simples e práticos.
Nesse contexto, a primeira pergunta que surge é: por onde começar?
1 – Inicialmente é preciso fazer um levantamento de todas as tarefas realizadas pela sua equipe e, se for o caso, saber quais delas já são automatizadas.
2 – Após isso, pense em quais atividades seriam mais interessantes para o seu objetivo de negócio se fossem automatizadas. Ou seja, tenha em mente aquelas em que a sua equipe despende maior tempo, que há muitos erros ou maior quantidade de retrabalho.
3 – Mapeie todos os seus processos internos e busque melhorá-los. Porém, não esqueça dos seus clientes. Na pesquisa que citamos no início do texto, os gestores associam a automação de processos à otimização do atendimento ao consumidor.
Por isso, foque em melhorias e automações que podem impactar positivamente o seu cliente. Elas podem estar relacionadas à agilidade de atendimento, facilidade para preencher cadastros ou rapidez na entrega dos produtos – tudo depende do seu objetivo de negócio.
4 – Por fim, para ter resultados realmente eficientes e completos, não basta automatizar: é preciso monitorar. Saiba como a automação está performando, avalie os resultados, confirme avanços e transforme pontos a serem melhorados pelo seu time.
Trabalhar com dados é a chave para o sucesso da sua empresa. Por isso, não deixe de os analisar constantemente e saiba o que pode ser aprimorado quando o assunto é processos automatizados.
Neste blog post nós te mostramos o que é e quais os principais passos a seguir para implantar a automação de processos na sua empresa.
Mas você pode estar se perguntando quais as reais vantagens a sua empresa pode ter em contar com processos automatizados, não é?
Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo que detalha todos os benefícios desse processo e como ele se relaciona com os fluxos de trabalho. Para conferir é só clicar aqui.
Esperamos que você tenha compreendido melhor a temática. Obrigada por acompanhar e até a próxima!
Na correria do dia a dia, manter o funcionamento impecável de prédios comerciais, condomínios, elevadores, sistemas de climatização e outros serviços essenciais pode parecer um verdadeiro malabarismo. Para empresas de facilities, garantir que tudo opere com eficiência, segurança e dentro do prazo é um desafio constante — e é aí que entra a importância de […]
O mercado de prestação de serviços está mais competitivo do que nunca. Com a transformação digital acelerando em todos os setores, a diferença entre crescer e ficar para trás está cada vez mais ligada à tecnologia adotada pelas empresas. Em 2025, não basta apenas oferecer um serviço de qualidade, é necessário ter uma estrutura de […]
Existem pelo menos 7 tipos de inspeção de segurança que podem ajudar a identificar situações de risco em sua empresa. Com essas inspeções é possível atuar de forma preventiva para eliminar ou ao menos reduzir as chances da ocorrência de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e panes em maquinários. Quando as inspeções de segurança são […]