A gestão do estoque é essencial quando lidamos com matérias-prima, insumos ou produtos finalizados e prontos para a venda. Isso porque essa atividade trata da organização e controle do ativo mais valioso que você possui ㅡ os seus produtos ㅡ além de determinar o quanto eles valem para a empresa.
O gerenciamento é basicamente a análise dos produtos de uma empresa, e pode deixar muito mais fáceis tarefas como a decisão de quando fazer o reabastecimento, a decisão de quantidade compra e a realização de cálculos de gastos futuros com base nas compras anteriores.
Confira a seguir quais métodos e plataformas podem ser utilizados para fazer o gerenciamento mais adequado para a sua empresa:
Como se trata de um trabalho muito delicado e preciso, é cada vez mais comum que as empresas deixem de lado os papéis e planilhas impressas para adotar métodos eletrônicos e digitalizados. Veja alguns exemplos:
Ferramentas assim são capazes de garantir o estoque ideal, ou seja, equilibrado entre novos pedidos e entregas. Eles impedem o excesso ou a falta de produtos, evitando o atraso no serviço diário. Também auxiliam na organização do estoque para que as vendas ocorram da maneira que seja mais lucrativa para a empresa.
Através das formas citadas anteriormente, veja a seguir as estratégias de gestão que podem ser auxiliadas com essas ferramentas:
O custo médio, ou média ponderada móvel, serve para recalcular os valores do estoque sempre que há uma nova entrada de itens.
O cálculo é feito através da soma dos valores dos produtos que já estavam no estoque, os que chegaram, e dividir o resultado pelo número total de itens.
A metodologia é muito útil para ter um controle nos preços das vendas e também fazer a verificação periódica do estoque para entender se está acontecendo uma sub ou superavaliação ou se tudo está dentro dos conformes.
“Primeiro a entrar, primeiro a sair”! É uma maneira muito simples de lidar com o estoque, e funciona principalmente para produtos com data de validade definida. As mercadorias mais antigas do estoque devem ser vendidas primeiro.
O método PEPS valoriza o estoque da empresa porque, graças à flutuação de preços, os produtos acabam sendo vendidos pelos valores mais próximos do mercado no momento final da compra pelo cliente.
“Último a entrar, primeiro a sair”! É literalmente o contrário da metodologia PEPS, ou seja, o produto que tiver sido adquirido mais recentemente para incorporar o estoque é o que deve ser vendido primeiro. Como não é recomendado para empresas que trabalham com produtos perecíveis, é indicado, por exemplos, para a venda de materiais de construção, eletrônicos, roupas etc.
A curva ABC se baseia em giro, faturamento e lucratividade para definir a importância de cada produto e a forma como ele deve ser tratado e gerido.
Mercadorias de maior valor e, por isso, precisam de um controle maior do que as outras, porque a perda e má gestão delas é mais prejudicial para o rendimento da empresa. Possuem alta lucratividade e faturamento e giro mediano.
Não possuem um controle tão rígido, mas precisam de um gerenciamento adequado por serem, geralmente, os de maior número no estoque.
São os itens de menor valor para o negócio quando comparados com os de tipo A e B, que devem estar no estoque apenas para atender demandas eventuais.
Traduzindo, “no tempo certo”. Esse método de gestão promove uma redução nos custos porque mantém o nível do estoque em sua menor capacidade. Precisa de um acompanhamento de perto dos gestores para que as demandas dos clientes continuem sendo atingidas e não haja falta de produtos.
Seja qual for o método, a gestão digital garante que as melhores decisões para o negócio sejam tomadas com base na análise e comparação entre resultados anteriores.
As metodologias são desenvolvidas para englobarem todas as necessidades do mercado ㅡ seja qual for o tamanho da sua empresa. Os softwares são muito úteis por possuírem sistemas automatizados, demandando menos esforço dos colaboradores para preencher os dados sempre que uma nova compra é feita ou produtos chegam no estoque.
Agora que você já entendeu todos os métodos para fazer uma boa gestão do estoque da sua empresa, vale a pena também entender quais as vantagens de ter essa prática no seu negócio!
Existem pelo menos 7 tipos de inspeção de segurança que podem ajudar a identificar situações de risco em sua empresa. Com essas inspeções é possível atuar de forma preventiva para eliminar ou ao menos reduzir as chances da ocorrência de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e panes em maquinários. Quando as inspeções de segurança são […]
A prevenção de perda deve ser uma prioridade nas indústrias de todos os setores, já que prejuízos e desperdícios comprometem a saúde financeira da fábrica e impactam negativamente na competitividade do negócio. Quando falamos em perdas industriais, nos referimos a tudo aquilo que não agrega valor ao negócio e prejudica os resultados alcançados pela empresa. […]
Saiba como fazer uma gestão de prestador de serviço eficaz, cobrar resultados de forma assertiva e conheça recursos online que irão facilitar o processo.