Esse é um compilado de tudo que você precisa saber sobre checklists, o que é, para que serve e em quais situações você deve usá-lo.
O checklist é uma lista de tarefas que devem ser realizadas, eles servem para manter a organização quando existem muitas tarefas para fazer.
É uma ferramenta que deixa tudo que você precisa fazer de forma visual e garante que não esqueça nada importante por algum descuido.
Para garantir que um processo repetitivo e rotineiro seja sempre feito de maneira correta e o mais ágil.
Do mesmo modo, assegurando que ninguém esqueça o que precisa ser feito, é necessário registrar todas atividades e é aí que o checklist é uma ferramenta muito útil.
Quando todas as tarefas estão listadas, você não perde seu tempo tentando lembrar delas e reduz a chance de erros.
Além disso, quando você guarda um histórico das atividades, pode otimizar todo seu processo!
Como é uma ferramenta de organização, ela deve ser usada em todo processo que é repetido várias vezes e necessita de acompanhamento.
No comércio, esse recurso pode ser usado para: padronização de processos de estoque, liberação de vitrine, inauguração e manutenção de franquias, gestão de equipes e para qualquer procedimento operacional padrão (POP).
Para empresas de serviços, esse recurso pode ser usado para: ordens de serviço (internas e externas), controle de processos internos, gestão de limpeza, controle de qualidade e até para o plano de manutenção, operação e controle (PMOC).
O segmento industrial pode se beneficiar em aplicações como: inspeção e manutenção de equipamentos, gestão de frotas, EPIs, controle de ativos e análise preliminar de risco.
Os checklists podem ser ótimos aliados em relatórios e outras atividades de rotina, na construção civil por exemplo, o relatório diário de obra (RDO) pode ser simplificado, facilitando a vistoria de acompanhamento de exceções e a entrega das obras.
Você vai mesmo gastar seu tempo montando uma lista para sua equipe ter que imprimir ela?
Nós acreditamos que a versão digital é mais ágil, porque é feita de uma só vez e é muito fácil ensinar a preencher pelo celular ou computador.
Os campos disponíveis para montar seu checklist são:
Além desses campos, outras funções disponíveis são assinaturas digitais, registro fotográfico, começar preenchendo o checklist em um dispositivo e terminar em outro (comece no computador e termine no celular, por exemplo), preenchimento e acompanhamento em tempo real, preenchimento offline e todos os dados são armazenados, facilitando a análise de cada processo.
Algumas das funcionalidades que comentamos são exclusivas do Videnci e foram desenvolvidas para atender as necessidades da sua empresa!
O Videnci é uma ferramenta desenvolvida para digitalizar seus processos. Centralize a coleta e análise dos seus dados de forma fácil e rápida, para nunca mais precisar usar papel.
Faça o teste já! ou Entre em contato com os nossos especialistas!
Existem pelo menos 7 tipos de inspeção de segurança que podem ajudar a identificar situações de risco em sua empresa. Com essas inspeções é possível atuar de forma preventiva para eliminar ou ao menos reduzir as chances da ocorrência de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e panes em maquinários. Quando as inspeções de segurança são […]
A prevenção de perda deve ser uma prioridade nas indústrias de todos os setores, já que prejuízos e desperdícios comprometem a saúde financeira da fábrica e impactam negativamente na competitividade do negócio. Quando falamos em perdas industriais, nos referimos a tudo aquilo que não agrega valor ao negócio e prejudica os resultados alcançados pela empresa. […]
Saiba como fazer uma gestão de prestador de serviço eficaz, cobrar resultados de forma assertiva e conheça recursos online que irão facilitar o processo.