Checklists são uma ferramenta estratégica que organiza, em forma de lista de checagem, tarefas a serem realizadas, facilitando a visualização, proporcionando mais organização e praticidade para quem irá cumpri-las.
Eles são extremamente úteis ao contribuir para que um processo rotineiro seja feito da mesma maneira todas as vezes, do jeito mais ágil e correto possível, evitando que algo importante seja esquecido ou que a execução saia do padrão.
Quer saber mais sobre checklists e como eles podem melhorar os seus processos? Neste artigo, abordamos os principais pontos que você precisa conhecer sobre esse recurso.
Os checklists podem ser usados em todo processo repetido com frequência e necessita de acompanhamento, como, por exemplo, uma ordem de serviço. Por isso, pode ser aplicado em diversos segmentos e nos mais variados processos.
Esses recursos podem ser elaborados tanto de maneira física, utilizando papel e caneta, quanto por meio de planilhas e até mesmo digitalmente, através de um software de checklists e formulários.
Abaixo, listamos alguns exemplos de processos nos quais os checklists podem ser utilizados dentro dos setores de comércio, serviço, indústria e construção civil.
Comércio: padronização de processos de estoque, liberação de vitrine, inauguração e manutenção de franquias, gestão de equipes e para qualquer procedimento operacional padrão (POP).
Serviço: ordens de serviço (internas e externas), controle de processos internos, gestão de limpeza, controle de qualidade e até para o plano de manutenção, operação e controle (PMOC).
Indústria: inspeção e manutenção de equipamentos, gestão de frotas, EPIs, controle de ativos e análise preliminar de risco.
Construção Civil: relatórios e outras atividades de rotina, como, por exemplo, o relatório diário de obra (RDO), que pode ser simplificado para facilitar a vistoria de acompanhamento de exceções e a entrega das obras.
Como mencionamos acima, os checklists podem ser poderosos aliados na organização de tarefas e se aplicam aos mais diversos tipos de processos. Com todas as tarefas devidamente registradas, as equipes podem conferir facilmente o que precisa ser feito, trazendo três principais vantagens:
Os checklists também ajudam a acompanhar o andamento de um projeto, garantir o cumprimento de prazos e metas e reduzir custos.
As vantagens ficam ainda maiores quando falamos do checklist digital. Com ele, a lista de tarefas se torna ainda mais simples – o preenchimento é feito pelo celular ou computador, de forma mais ágil e fácil para quem está adicionando as informações.
O digital é mais eficaz também para manter um histórico das atividades realizadas e usar os dados para relatórios, o que será muito útil para otimizar ainda mais os processos da empresa.
Não podemos deixar de mencionar aqui a ausência de papel. Com o checklist digital, não só não há o estresse de lidar com papelada nem o risco de dano físico, como também é uma opção mais ecológica e sustentável.
É fácil começar a implementar checklists na sua rotina. Se quiser algo mais básico, sem muitas funcionalidades, uma planilha pode ajudar, porém, as possibilidades de uso são mais limitadas.
Usar checklists em planilhas como as Excel incluem algumas restrições, por exemplo, inflexibilidade, design limitado, falta de automação, desafios na visualização do status, dentre outras limitações.
Mas se você está pronto para revolucionar os processos da sua empresa de maneira definitiva, a melhor opção é utilizar uma ferramenta de checklist digital.
Com ela, você ganha mais simplicidade e eficiência, contando com funcionalidades como notificações automáticas e análise de dados simplificada, além da disponibilidade de recursos avançados.
Pode ser difícil criar um documento do zero, por isso, recomendamos iniciar com um modelo pronto. O Videnci disponibiliza gratuitamente diversos modelos de checklists, inclusive um modelo de ordem de serviço. Você pode baixar o que mais se adequar ao seu negócio clicando aqui.
Um destaque importante da ferramenta de checklist digital é a possibilidade de planejamento detalhado de cada etapa, bem como a sistematização das tarefas, elencando prioridades.
Vale mencionar que a ferramenta de checklist digital possui uma vantagem exclusiva: ela pode ser integrada a outros mecanismos dentro da plataforma, facilitando ainda mais a centralização dos dados.
O Videnci é um software pensado para digitalizar e simplificar os seus processos. Aqui, você conta com uma variedade de modelos de checklists e formulários para centralizar a coleta e análise dos seus dados de forma fácil e rápida.
Nossa ferramenta de checklist digital oferece uma variedade de possibilidades e recursos que otimizam o processo de inspeção e vistoria. Entre essas funcionalidades, destacam-se:
Melhore a gestão da sua empresa com o Videnci, plataforma customizável que irá auxiliar no gerenciamento de checklists e formulários, atividades e colaboradores externos. Faça o teste já ou entre em contato com os nossos especialistas diretamente pelo WhatsApp.
O ambiente de trabalho é uma prioridade para qualquer organização, especialmente em setores de alto risco. O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma prática importante para garantir um espaço seguro, ele consiste em uma reunião rápida onde os profissionais discutem os perigos do dia e reforçam medidas de proteção. Neste artigo, vamos explorar como […]
O termo ASG (Ambiental, Social e Governança), que deriva da sigla em inglês ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – tem ganhado muita força nas indústrias nos últimos anos. Trata-se de um conjunto de práticas que não apenas se alinha com as exigências de sustentabilidade e responsabilidade social, mas também pode resultar em maior […]
O Procedimento Operacional Padrão, ou simplesmente POP, é um documento que poderia ser descrito como um manual de instruções ou mesmo como uma receita. Seu objetivo é guiar os processos da empresa, garantindo que as tarefas sejam executadas corretamente e de forma padronizada. Ele é especialmente eficaz em empresas que envolvem um rigoroso controle de […]