O treinamento de segurança do trabalho é muito mais do que uma obrigatoriedade: é uma ferramenta poderosa capaz de beneficiar tanto os colaboradores quanto a empresa, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.
Empresas de todos os tipos e tamanhos devem realizar esse treinamento periodicamente, mas se você está em dúvida de como organizá-lo, o post de hoje traz dicas importantes na hora de planejar a capacitação dos funcionários para prevenir acidentes, identificar riscos ocupacionais e manter boas práticas de segurança no ambiente de trabalho.
Também conhecida pela sigla SST, a área de Saúde e Segurança do Trabalho consiste em um conjunto de práticas, normas e ações cujo objetivo é proteger a saúde e a integridade física e mental dos colaboradores.
Essa área engloba ações como:
Além de ações como essas, a área de SST também busca incentivar hábitos saudáveis entre os colaboradores, seja estimulando a prática de atividade física, organizando atividades de ginástica laboral e reforçando a necessidade de pausas regulares durante a jornada de trabalho.
Os treinamentos em saúde e segurança do trabalho desempenham um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho, além de favorecerem a reputação da empresa e garantir que ela esteja em dia com as obrigações legais.
Confira abaixo 6 benefícios em oferecer treinamentos periódicos de SST:
Ao serem treinados adequadamente, os funcionários ficam aptos para identificar riscos que coloquem sua saúde e integridade em risco, podendo adotar medidas para preveni-los e contorná-los. Principalmente em ambientes de trabalho de alto risco, ter o conhecimento sobre esse assunto é capaz de salvar vidas.
Com o treinamento adequado, os funcionários conseguem compreender os riscos envolvidos em suas atividades e as maneiras de minimizá-los. Com isso é possível diminuir a ocorrência de acidentes e o desenvolvimento de doenças entre os colaboradores.
Com menos acidentes ocorrendo e menos doenças ocupacionais se desenvolvendo entre os colaboradores, também há diminuição nos custos relacionados ao afastamento de funcionários acidentados ou doentes, bem como com os processos indenizatórios que podem derivar dessas situações.
Entre as mais de 30 Normas Regulamentadoras existentes, há treinamentos que são obrigatórios. Caso não sejam aplicados, a empresa está sujeita a penalidades. Os treinamentos devem ser oferecidos regularmente porque a legislação é frequentemente ajustada, garantindo que os colaboradores estejam sempre cientes sobre as normas e regras mais recentes.
Treinamentos regulares passam a mensagem de que a empresa se preocupa com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores, e isso se reflete diretamente na produtividade, motivação e satisfação dos funcionários. Com um ambiente de trabalho seguro e saudável, a rotatividade dos colaboradores diminui e pode até mesmo estimular a atração de novos talentos.
Ao investir em treinamentos periódicos, a empresa constrói uma imagem positiva perante os funcionários e a sociedade, melhorando sua reputação no mercado e tornando a organização mais valorizada entre os profissionais.
Quando falamos em treinamentos de SST, há diversas possibilidades a serem exploradas pela empresa, tudo irá depender dos objetivos e necessidades organizacionais. Entre os mais comuns estão:
Após entender a finalidade e a importância de um treinamento em saúde e segurança do trabalho, o próximo passo é compreender as etapas necessárias para que o treinamento seja colocado em prática, são elas:
A responsabilidade por organizar e ministrar treinamentos pode ser de diversos profissionais, de acordo com a realidade de cada empresa, incluindo Técnico em Segurança do Trabalho, Gestor de Segurança do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
O departamento de RH também pode auxiliar na organização dos treinamentos e na contratação dos profissionais responsáveis por conscientizar os colaboradores.
A rotina dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho pode ser desafiadora, e é aí que a tecnologia entra em cena para tornar o dia a dia mais eficiente, ajudando a simplificar processos e a garantir que mais tempo possa ser dedicado a melhorar o bem-estar dos colaboradores.
O Videnci é um sistema completo que abrange funcionalidades como:
Facilitar a rotina da área de SST é possível, converse com um de nossos especialistas e saiba como nosso sistema pode ajudar sua empresa!
O ambiente de trabalho é uma prioridade para qualquer organização, especialmente em setores de alto risco. O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma prática importante para garantir um espaço seguro, ele consiste em uma reunião rápida onde os profissionais discutem os perigos do dia e reforçam medidas de proteção. Neste artigo, vamos explorar como […]
O termo ASG (Ambiental, Social e Governança), que deriva da sigla em inglês ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – tem ganhado muita força nas indústrias nos últimos anos. Trata-se de um conjunto de práticas que não apenas se alinha com as exigências de sustentabilidade e responsabilidade social, mas também pode resultar em maior […]
O Procedimento Operacional Padrão, ou simplesmente POP, é um documento que poderia ser descrito como um manual de instruções ou mesmo como uma receita. Seu objetivo é guiar os processos da empresa, garantindo que as tarefas sejam executadas corretamente e de forma padronizada. Ele é especialmente eficaz em empresas que envolvem um rigoroso controle de […]