Os processos de auditoria interna, assim com diversos outros, estão passando por um processo de transformação. Antes realizados no papel, agora os recursos são digitais.
Segundo Beatriz Moraes, sócia de Auditoria da EY Brasil, digitalizar auditorias traz benefício para as empresas.
“A digitalização do processo de auditoria permite atingir dois objetivos: reduzir o risco, separando as informações homogêneas daquelas heterogêneas que precisarão ser analisadas; e concluir a auditoria antes dos prazos oficiais“, diz a sócia da EY Brasil.
Ou seja, contar com ferramentas que realizam a digitalização desse processo é o caminho para diminuir taxas de erros, entregar os documentos dentro do prazo, compilar dados e evitar possíveis problemas.
Por isso, no blog post de hoje vamos entender mais sobre auditoria interna e ver a fundo o porquê torná-la digital.
Antes de tudo, vamos conhecer a definição. Auditoria interna é um conjunto de procedimentos que, juntos, asseguram o controle de processos de uma empresa.
Além disso, após todos os pontos auditados e informações recolhidas, esse tipo de procedimento auxilia no desenvolvimento de um plano de ação que, por sua vez, faz com que a organização fique mais próxima de alcançar seus objetivos.
Dessa maneira, os dados recolhidos em uma auditoria devem ser úteis, suficientes e relevantes, de forma que a empresa consiga ter uma visão clara dos processos e encontrar possíveis gargalos.
E quais as vantagens em realizar uma auditoria?
– Identificação de possíveis riscos e pontos fortes e fracos da organização, de forma a incentivar o que vai bem e corrigir o que não possui boa performance;
– Elaboração de um plano de ação concreto e baseado em dados estratégicos;
– Gestão mais transparente, formalizando os processos internos da empresa;
– Verificar se os resultados esperados estão sendo atingidos e, se não, as razões para que isso esteja ocorrendo.
É também importante reforçar que as auditorias internas podem ser realizadas por qualquer empresa, independentemente do seu porte e vertente de negócio. Afinal, toda organização pode melhorar seus processos, não é mesmo?
Porém, alguns casos podem indicar que uma auditoria é necessária, como: problemas financeiros recorrentes; muitos desligamentos e outras questões relativas aos recursos humanos; resultados longe da sua meta, afetando os KPIs.
Bom, vamos falar agora de como estruturar uma auditoria no seu negócio.
Saber o motivo pelo qual uma empresa está realizando a auditoria é essencial para guiar todo o processo.
Falamos isso porque, normalmente, esse procedimento é realizado por áreas e o checklist de checagem é aplicado de forma mais simples quando o objetivo do que se deseja vistoriar é definido.
Definido o objetivo, estabeleça um planejamento para a efetivação. Estabeleça prioridades apontando o que precisa de mais atenção no momento, tenha em mãos os recursos necessários e elabore seu cronograma em cima dessas informações.
Para fazer um processo que envolve checagem de informações, nada melhor que usar um checklist, não é mesmo? E não um checklists geral, mas um documento totalmente personalizado e modular que consiga atender sua auditoria.
É por isso que indicamos o uso de um software de gestão para otimizar essa atividade. Alguns benefícios em utilizar uma ferramenta como essa:
– Você exclui completamente o uso de papel. Ou seja, seus dados, tão importantes em uma auditoria interna, estarão seguros e não irão se perder com o tempo;
– Além da segurança do digital, as informações ficam armazenadas na nuvem e podem ser compartilhadas com membros específicos da sua equipe;
– É possível acompanhar o andamento do processo em tempo real no painel de atividades;
– Todos os dados são passíveis de comprovação através de fotografias e registro de data, hora e localização;
– Os checklists podem ser preenchidos no mobile ou na web, o que torna a operação mais flexível;
– Uma das principais vantagens em utilizar um software é o fato dele gerar relatórios completos, visuais e de fácil utilização pela sua gestão. Dessa forma, as decisões serão mais acertadas.
Assim, conforme Beatriz Moraes, supracitada neste conteúdo: “Com a digitalização, o processamento dos dados é integral. Ao analisar 100% das informações, diminuímos os riscos na auditoria e, assim, evitamos a identificação de problemas posteriores”.
No blog post de hoje explicamos como funciona os processos de auditoria interna e por que eles são tão importantes para a sua empresa.
Além disso, mostramos as vantagens em contar com um sistema de gestão digital, como o Videnci, para otimizar ainda mais esse procedimento.
Como vimos, um dos principais benefícios de uma plataforma digital é contar com relatórios completos – o que é essencial quando falamos em auditorias.
Por isso, queremos te convidar a entender mais sobre os relatórios de gestão do Videnci, mostrando como eles podem ser úteis no seu dia a dia operacional e te ajudar na tomada de decisão estratégica.
Para acessar é só clicar aqui. Obrigada por acompanhar!
Existem pelo menos 7 tipos de inspeção de segurança que podem ajudar a identificar situações de risco em sua empresa. Com essas inspeções é possível atuar de forma preventiva para eliminar ou ao menos reduzir as chances da ocorrência de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e panes em maquinários. Quando as inspeções de segurança são […]
A prevenção de perda deve ser uma prioridade nas indústrias de todos os setores, já que prejuízos e desperdícios comprometem a saúde financeira da fábrica e impactam negativamente na competitividade do negócio. Quando falamos em perdas industriais, nos referimos a tudo aquilo que não agrega valor ao negócio e prejudica os resultados alcançados pela empresa. […]
Saiba como fazer uma gestão de prestador de serviço eficaz, cobrar resultados de forma assertiva e conheça recursos online que irão facilitar o processo.