Eu aposto que você notou uma grande mudança no comportamento dos consumidores nos últimos anos. Mas afinal, como isso pode interferir na gestão de um supermercado?
Nesta era da informação em que vivemos, pesquisas evidenciam que eles buscam mais opções de canais de venda, relacionamento com as marcas e principalmente maior eficiência na entrega de seus produtos.
Em poucos minutos de leitura, você poderá entender mais sobre o padrão de consumo moderno para posicionar o seu negócio estrategicamente no mercado competitivo.
Quantas opções de compra o seu negócio oferece ao consumidor?
Segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, no começo do ano as vendas online tiveram alta de 137,35% em relação ao mesmo período do ano passado.
A partir de estatísticas surpreendentes como essa, não é difícil imaginar que a transformação digital tem sido tema de estudo na gestão de supermercados.
A fim de atender um público cada vez mais ligado à internet para efetuar suas compras, se torna inevitável disponibilizar o acesso ao mercado através de novos canais de venda.
Hoje essa demanda que pode ser feita por aplicativos, WhatsApp, e-commerce e chamadas telefônicas se origina de um novo perfil de consumidor que tem menos tempo de ir ao supermercado e esperar a sua compra chegar em casa.
Como foi dito no início deste post, entende-se que atualmente o cliente tem exigido um bom relacionamento com as redes que fazem parte do seu dia-a-dia.
Para ser mais específico, o consumidor moderno está antenado na comunicação online e offline, isto é, dentro e fora do supermercado.
Além de oferecer um bom atendimento, hoje o varejo precisa saber se posicionar no ambiente das redes sociais, analisar como sua marca é percebida pelos clientes e o que eles têm falado sobre ela.
Segundo uma pesquisa da Internet Advertising Bureau (IAB), há 90% de chance de consumidores recomendarem uma marca após terem interagido com ela nas redes socsiais.
Para a diretora de comunicação e marketing da IAB, a mídia social é um canal essencial quando se quer criar conexões emocionais profundas com o público.
Ela explica que isso ocorre, pois, as redes sociais são os únicos canais capazes de possibilitar que marcas e consumidores tenham conversas significativas, onde os dois lados saem ganhando.
Apesar de terem sido ofertados mais canais de venda ao cliente, infelizmente as operações logísticas não receberam a atenção necessária para acompanhar essa transformação.
Para o CEO da Olist, a maior loja de departamentos dos marketplaces, atualmente o cliente está mais exigente: ele quer menor preço, taxa de entrega menor e frete rápido.
Mas convenhamos, não é nada fácil alcançar esse nível de excelência logística. É necessário que a gestão de supermercado amplie os canais de distribuição sem abrir mão de um controle de estoque eficiente.
Além do processo de entrega direto, existem diversos aplicativos de delivery que podem facilitar o processo de entrega, como Uber Eats, Loggi, Supermercado Now e James Delivery.
Se você deseja fazer parte da transformação digital no varejo, não deixe de ler nosso post sobre como um checklist digital torna processos internos mais fáceis.
Existem pelo menos 7 tipos de inspeção de segurança que podem ajudar a identificar situações de risco em sua empresa. Com essas inspeções é possível atuar de forma preventiva para eliminar ou ao menos reduzir as chances da ocorrência de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e panes em maquinários. Quando as inspeções de segurança são […]
A prevenção de perda deve ser uma prioridade nas indústrias de todos os setores, já que prejuízos e desperdícios comprometem a saúde financeira da fábrica e impactam negativamente na competitividade do negócio. Quando falamos em perdas industriais, nos referimos a tudo aquilo que não agrega valor ao negócio e prejudica os resultados alcançados pela empresa. […]
Saiba como fazer uma gestão de prestador de serviço eficaz, cobrar resultados de forma assertiva e conheça recursos online que irão facilitar o processo.