O uso de novas tecnologias e ferramentas modificou a forma como é feita a gestão de equipes. Os softwares de gestão estão entre as soluções que trazem dinamismo e facilidade para a execução de atividades, principalmente nas atuações externas.
Ferramentas desse tipo permitem que as tarefas realizadas sejam pautadas e computadas, garantindo a análise da evolução dos projetos e dos indicadores de desempenho semanais, mensais ou anuais.
Dentro de um sistema de gestão, quais funcionalidades são essenciais para melhorar a atuação das equipes? Isso é o que você verá no post de hoje, mas antes, confira qual a importância de uma gestão de equipes eficiente e como melhorar esse processo.
Sabe-se que colaboradores engajados favorecem uma empresa, mas é preciso saber guiá-los na execução do melhor trabalho, e isso é feito através da gestão de equipes, que tem como objetivo orientar um grupo de profissionais a alcançar determinados resultados.
Uma boa gestão de equipes é aquela que consegue entender as forças e fraquezas de cada profissional, e as harmoniza de forma a gerar um time coeso e produtivo.
Através da gestão de equipes é possível melhorar a competitividade da empresa, afinal, times com boas lideranças são mais ágeis, inovadores e resilientes frente às constantes mudanças da sociedade.
A gestão de equipes também colabora para a retenção de talentos, pois profissionais que se sentem valorizados e desafiados têm mais chances de permanecer na empresa e indicá-la para outras pessoas.
Fazer uma gestão de equipes eficiente nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso lidar com diferentes perfis de colaboradores e garantir que todos eles caminhem juntos em direção a um objetivo comum.
Para melhor orientar as equipes, um passo essencial é reforçar constantemente quais são a missão, a visão e os valores da empresa, de modo que os funcionários tenham uma espécie de guia capaz de orientar suas atuações.
Promover a boa comunicação é outro pilar importante da gestão de equipes, pois quando há clareza no compartilhamento de informações, os colaboradores têm ciência de suas responsabilidades e sabem como devem desempenhar suas atividades de modo a contribuir para a evolução de cada projeto.
Fornecer feedbacks contínuos também se mostra fundamental para que a gestão de equipes funcione adequadamente. Com essa prática, o gestor e seus liderados mantêm uma relação de confiança e transparência e conseguem expor acertos e dificuldades para um crescimento contínuo do time.
Por fim, uma boa gestão de equipes deve incluir ainda ações de reconhecimento, pois manter os colaboradores motivados reflete diretamente na produtividade e na conquista dos melhores resultados.
Com a ajuda da tecnologia, a gestão de equipes pode ficar muito mais fácil. Através de um bom software para o gerenciamento de colaboradores, por exemplo, a comunicação torna-se mais fluída, os processos podem ser acompanhados mais de perto e nenhuma informação importante para a boa execução das atividades é deixada para trás.
Mas, afinal, quais ferramentas são essenciais em um software de gerenciamento? Confira abaixo quatro delas:
Os fluxos de trabalho possibilitam a automação dos processos da sua empresa. Com eles, é possível eliminar facilmente tarefas repetitivas, como envio de notas fiscais, e-mails e relatórios.
A partir desses relatórios os colaboradores são capazes de analisar o que podem melhorar na jornada de trabalho e o que deve ser mantido. Já os gestores podem ter mais noção do que devem remanejar na equipe para torná-la mais produtiva.
Sim, você leu certo. Através dos softwares de automação e gerenciamento é possível até mesmo antecipar e automatizar as decisões que serão tomadas pela sua equipe. Já imaginou como isso pode tornar a gestão mais simples?
Conforme os colaboradores preenchem um formulário, o sistema cria tarefas baseadas em qual resposta foi dada, cadenciando e tornando mais fluidos os processos tomados, além de agilizar os trabalhos.
A automatização de diversas atividades e o preenchimento de formulários permite que uma base de dados seja criada sobre as mais diversas áreas da empresa.
Através da análise das variáveis da organização é possível construir infográficos, que podem ser programados para serem enviados de tempos em tempos, permitindo que os colaboradores sejam informados sobre seus níveis de produtividade e os gestores entendam o andamento dos processos.
Os checklists disponíveis nos softwares de gestão são uma incrível ferramenta de planejamento para as equipes. No caso das equipes externas, é possível acompanhar qual trajeto cada colaborador está fazendo, com qual rapidez e quais processos está executando, tudo isso em tempo real.
O preenchimento baseado na geolocalização deixa o gestor informado de tudo que é executado através do envio de notificações personalizadas e automáticas.
Para tornar o processo de gestão de equipes mais fácil, o primeiro passo é a organização e o planejamento. Com uma ferramenta adequada é possível separar todos os setores da empresa e atribuir os colaboradores a elas. E mais, dependendo do tamanho do negócio, também dá para separar tudo de acordo com as filiais.
Além da facilidade no planejamento e na comunicação interna, essas ferramentas de gestão de equipes trazem inúmeros outros benefícios logísticos, tais como:
Usando as ferramentas certas e implementando as funcionalidades essenciais para uma boa gestão de equipes, sua empresa tem tudo para se manter competitiva no mercado e poderá até mesmo se tornar líder do setor!
O Videnci é uma plataforma de formulários online que disponibiliza essas e outras funcionalidades que elencamos no tópico anterior. Agende uma avaliação com nossos consultores e faça parte da revolução digital!
A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) é uma diretriz fundamental para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos em diversos setores industriais. Ao estabelecer requisitos mínimos de segurança, a NR-12 visa prevenir acidentes de trabalho, proteger a integridade física dos empregados e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. […]
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) garantem a saúde e a integridade física dos profissionais no ambiente de trabalho, protegendo-os contra os possíveis riscos de suas atividades e de acidentes de trabalho. Através do controle de EPI as empresas conseguem fazer a gestão desses equipamentos, registrando informações relacionadas à entrega, utilização, armazenamento e manutenção. Com […]
Saiba como a Análise Preliminar de Risco (APR) fortalece a segurança no trabalho, prevenindo acidentes ao antecipar e mitigar potenciais riscos, construindo ambientes mais seguros.