O setor da construção civil é um segmento em que a competitividade cresce exponencialmente. Devido a essa situação, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de utilizar formas diferentes de realizar o monitoramento de obras. Independentemente da técnica que se escolha, é preciso garantir retorno sobre os investimentos, evitar desperdícios e suprimir os custos.
Muitas são as atividades que compõem o monitoramento de obras, como a gestão da qualidade e o acompanhamento de prazos. Isso torna o volume de informações muito grande, dificultando a execução desse serviço. Por isso, as inovações tecnológicas são cada vez mais frequentes nos canteiros de obras, centralizando os dados e agilizando o acompanhamento.
Dessa forma, elaboramos este artigo para explicar um pouco mais sobre como funciona o monitoramento de obras e como um software pode ajudar na realização dessa tarefa. Acompanhe!
O principal objetivo do monitoramento de obras é garantir que as especificações do planejamento do projeto sejam executadas de maneira adequada. Dessa forma, retrabalho e gastos desnecessários são evitados.
Para que esse objetivo seja concluído, é necessário que todos os serviços executados no empreendimento sejam monitorados, pois geralmente são realizados por equipes diferentes. Assim, fiscalizações e vistorias rotineiras são fundamentais para identificar problemas e garantir correções de forma eficaz.
Portanto, negligenciar o monitoramento de obras torna a construção sujeita a diversos tipos de imprevistos e prejuízos, como atrasos na entrega, baixa produtividade e equipes desalinhadas. Para entender melhor essa questão, listamos alguns aspectos estratégicos e preventivos na gestão de obras:
Uma inspeção de obras eficaz tem por objetivo assegurar que todos os custos diretos e indiretos de uma execução, como aquisição de materiais, mão de obra e locação de equipamentos, sejam cobertos pelo planejamento financeiro realizado.
Além do mais, uma boa gestão garante a existência de uma reserva para futuras eventualidades que venham a surgir, sem prejudicar o andamento da obra.
A certificação de que o cronograma contempla todas as atividades necessárias para a conclusão do empreendimento é papel importante do monitoramento de obras. Além disso, deve atender à correta ordem cronológica para a sequência de execução, que precisa ser realista e com o mínimo de interdependências e atrasos.
Outro alicerce do monitoramento de obras é a logística do programa de compras. Toda a base de dados para a elaboração desse programa deve vir das necessidades de cada etapa construtiva, diminuindo a possibilidade de interrupções indesejadas.
Inspecionar essa atividade garante que os fornecedores sejam contratados em tempo hábil para oferecer os insumos no prazo adequado.
Por fim, utilizar as soluções tecnológicas disponíveis é fundamental para uma boa gestão de obras, pois todos os setores necessitam de agilidade e otimização em prol da correta execução de seus serviços. O uso de um software que possa controlar as atividades diárias e as equipes atuantes é uma ótima vantagem para as organizações.
Uma boa gestão de obras começa com um planejamento bem estruturado. Deve-se saber exatamente os custos, o tempo para execução e as equipes que serão responsáveis pelos serviços, o que é de extrema importância para garantir uma correta execução do empreendimento.
O monitoramento de obras também pode ser entendido como uma gestão, que nada mais é que a execução do planejamento de construção. Esse processo envolve diversas frentes, relacionando questões financeiras, controle em termos de engenharia, análise dos contratos com terceiros, entre outros.
Dessa forma, um correto monitoramento de obras engloba três etapas principais:
Cada vez mais, os projetos necessitam de recursos bem direcionados. Por isso, a correta gestão de obras tornou-se uma característica intrínseca nas considerações das organizações. Todo o planejamento precisa ser aprofundado, pois nenhuma construtora quer ter prejuízos ao final da obra.
Esse processo faz com que todas as etapas de execução sejam acompanhadas de perto. É necessário ter controle do que está sendo feito, quem está executando, onde é o serviço, por quanto tempo o colaborador ficará deslocado nessa tarefa e quais os custos dessa atividade. Todo o sequenciamento dessas ações deve ser preciso, demandando diversas reuniões com muitos dados, coletados por diferentes profissionais da obra.
Para um bom administrador, é necessário ser expert nesse assunto. No entanto, é sempre importante ficar atento às evoluções tecnológicas para a gestão, garantindo que suas atividades atendam às demandas de precisão que as obras exigem.
Um cenário extremamente comum da construção civil é o acompanhamento da concretagem das lajes de uma edificação. É comum observar, nos canteiros de obra, profissionais com as plantas de piso realizando o mapeamento do concreto, a fim de garantir a correta destinação para os elementos estruturais e reduzirem as falhas nos processos, que pode levar a consequências graves no futuro.
E se fosse possível registrar em tempo real e com mais precisão todos os dados da concretagem realizada diretamente de um dispositivo móvel, com a capacidade de compilar as informações mais importantes instantaneamente e salvá-las na nuvem, diretamente para o servidor da empresa?
Isso é perfeitamente possível com um software móvel para monitoramento de obras. Toda a dinâmica da construção civil exige a articulação de diversos fatores diferentes. Portanto, é possível aprimorá-los com a tecnologia, que fornece os recursos necessários para suprir as amplas necessidades dos engenheiros e supervisores.
Dessa forma, listamos como a utilização de um software pode aprimorar as atividades das principais etapas do monitoramento de obras:
Uma obra envolve alta quantidade de recursos. Sendo assim, como é possível gerar um montante preciso de materiais necessários para cada etapa da obra, designar equipes, terceirizadas ou não, encarregadas cada uma de estimar o tempo necessário para concluir cada processo e atribuir os custos financeiros do projeto?
Um software de monitoramento de obras torna todas essas atividades viáveis. A tecnologia estabelece facilmente quais serviços precisam ser executados em cada parte da construção e qual equipe ficará responsável, determina o prazo para cada procedimento e informa os gastos para cada atividade. Ou seja: cada processo transforma-se em um relógio extremamente certeiro.
Grande parte dos problemas de uma construção ocorre devido à má execução de tarefas. O maior responsável pela supervisão de todos os serviços é o engenheiro da obra, mas como é possível que esse profissional confira ao mesmo tempo todos os processos realizados por colaboradores diferentes e em lugares distintos?
Um software de gestão permite o acompanhamento de cada detalhe da obra. O monitoramento do empreendimento é distribuído automaticamente, tornando-se um processo claro e rotineiro, observando parâmetros de qualidade que podem ser medidos em cada equipe.
Outra questão é em relação aos diários de obras. São documentos essenciais para qualquer construção e, aliados à tecnologia, permitem que os registros sejam facilitados e disponibilizados automaticamente para os administradores em campo e no escritório.
Em uma situação de reunião de negócios, por exemplo, um diretor de uma construtora pode precisar checar alguma informação sobre o andamento da obra. Se o empreendimento não tiver o apoio de um software que agilize o processo de elaboração de relatórios, com certeza esse diretor terá alguns problemas para buscar esse dado.
Esse cenário de procurar informações desencontradas não é eficiente. Empresas que utilizam uma plataforma de monitoramento de obras podem centralizar todas as informações em relatórios facilmente visualizáveis. Assim, todas as decisões são tomadas com base em dados que foram cruzados para buscar todas as possibilidades, que nem sempre são óbvias.
É possível, também, atribuir diferentes níveis de contribuição para os usuários, hierarquizando as funções dos colaboradores. Além disso, o contato entre o campo e o escritório se estreita, possibilitando que todas as escolhas gerenciais sejam guiadas por observações factíveis.
Um software de gestão de obras pode ser usado para otimizar o monitoramento e facilitar diversas outras atividades realizadas no desenvolvimento de um projeto. Assim, sua adoção promove diversos benefícios para empresas da construção civil. Confira abaixo as principais.
A boa gestão de um projeto de construção exige um processo de tomada de decisão eficiente e baseado em informações relevantes da obra. A escolha de materiais e calendário de pedidos, por exemplo, precisa ser realizada com base nos dados de consumo durante a obra e período mínimo de entrega do fornecedor, garantindo que as entregas sejam realmente necessárias e feitas no tempo correto.
Com o auxílio de um software de gestão de obras, o monitoramento das atividades é realizado em tempo real, bem como a coleta de dados. Dessa forma, a tomada de decisão é realizada com base em informações que refletem a realidade do projeto.
Os dados coletados permitem a emissão de relatórios mais completos, que facilitam essa atividade. No caso dos pedidos, o sistema realiza o acompanhamento de gastos e pode oferecer uma previsão de consumo de materiais e o período correto para fazer sua solicitação, evitando desperdícios ou falta dos itens no canteiro.
Com impacto direto na lucratividade do negócio e cumprimento do cronograma do projeto, a produtividade no canteiro é uma das principais preocupações de empresas do segmento de construção civil. Com a ajuda de um software de gestão para o monitoramento de obras, o indicador pode ser otimizado.
A ferramenta permite que os profissionais recebam melhores orientações pelos responsáveis do projeto, o que evita o retrabalho e facilita suas atividades no canteiro. Assim, cada um cumpre com suas tarefas de forma eficiente e produtiva.
O monitoramento de obras realizado com o suporte de um software de gestão permite que os profissionais responsáveis tenham acesso a dados que facilitam a organização do canteiro de obras, como as propriedades de cada equipamento e maquinário utilizado, garantindo que seu ambiente de armazenamento seja mantido de forma correta.
A documentação e o armazenamento das informações do dia a dia das obras constituem outro processo que pode ser organizado com a ajuda da ferramenta, uma vez que passa a ocorrer de forma integrada ao sistema e os dados são mantidos em ambiente digital. Assim, o uso de papéis e meios físicos de coleta são dispensados, garantindo agilidade e segurança para a prática.
Garantir que o projeto de construção seja finalizado dentro do orçamento estimado é um importante objetivo das empresas do segmento. O monitoramento de obras feito com o software de gestão contribui para que fatores que impactam no indicador sejam otimizados, como o aumento da produtividade e a o cuidado para que perdas sejam evitadas.
A ferramenta permite que o gasto da obra seja acompanhado em tempo real, através de relatórios que descrevem cada despesa do projeto e compara o orçamento com a realidade de investimento. Assim, a gestão tem uma visão clara do indicador e pode tomar medidas para minimizar desperdícios e encontrar pontos de otimização.
Empresas do segmento que investem em tecnologia e adotam um software de gestão de obras oferecem mais segurança e acesso a dados em tempo real para seus clientes, permitindo que eles façam o acompanhamento do projeto de forma mais aproximada. A inclusão dessa tecnologia no processo aumenta a satisfação dos clientes.
O uso apropriado do monitoramento de obras garante uma execução adequada do planejamento para o empreendimento. Por isso, o trabalho de verificação de informações e cruzamento de dados precisa ser realizado com cautela. Assim, fazer uso de um software especializado para o monitoramento de obras pode agilizar esses processos e ser um diferencial para as obras da sua organização.
Depois de conhecer a importância do monitoramento de obras, confira como um software auxilia na redução do retrabalho em obras e otimize ainda mais os resultados do seu negócio.
O ambiente de trabalho é uma prioridade para qualquer organização, especialmente em setores de alto risco. O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma prática importante para garantir um espaço seguro, ele consiste em uma reunião rápida onde os profissionais discutem os perigos do dia e reforçam medidas de proteção. Neste artigo, vamos explorar como […]
O termo ASG (Ambiental, Social e Governança), que deriva da sigla em inglês ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – tem ganhado muita força nas indústrias nos últimos anos. Trata-se de um conjunto de práticas que não apenas se alinha com as exigências de sustentabilidade e responsabilidade social, mas também pode resultar em maior […]
O Procedimento Operacional Padrão, ou simplesmente POP, é um documento que poderia ser descrito como um manual de instruções ou mesmo como uma receita. Seu objetivo é guiar os processos da empresa, garantindo que as tarefas sejam executadas corretamente e de forma padronizada. Ele é especialmente eficaz em empresas que envolvem um rigoroso controle de […]