Seja qual for o tipo de serviço prestado pela sua empresa, um documento imprescindível para o melhor controle das atividades e a orientação da equipe responsável é a ordem de serviço, também chamada de OS. Melhor ainda se você contar com um modelo de ordem de serviço, garantindo a padronização das informações registradas.
Ao padronizar o preenchimento da ordem de serviço, sua empresa torna mais eficiente o histórico de atendimentos prestados, o que contribui para uma melhor gestão estratégica e tomadas de decisão mais bem embasadas.
Continue a leitura para conhecer os principais tipos de ordem de serviço existentes – e entender quais os mais apropriados para o segmento em que a sua empresa atua – além de conferir algumas dicas para montar a OS ideal.
A ordem de serviço é um documento que formaliza a prestação de serviços, mas ela vai além do registro das atividades realizadas.
Com uma OS bem elaborada, a empresa garante um alinhamento eficiente entre os clientes e a equipe técnica, pois traz um detalhamento das tarefas executadas, a apresentação do problema e a solução sugerida, as peças utilizadas no serviço e o orçamento de cada atividade.
Principalmente quando a empresa utiliza um modelo de ordem de serviço e padroniza as informações de cada atividade, a equipe técnica consegue se planejar melhor para a realização das atividades.
Através da ordem de serviço também é possível comprovar que as tarefas foram efetivamente realizadas conforme o combinado, e atestar a qualidade do serviço final.
A ordem de serviço pode ser usada para diferentes finalidades e em diversos segmentos, incluindo manutenções, instalações e vistorias.
Justamente pela versatilidade do documento é que um modelo de ordem de serviço é tão importante, garantindo que a OS esteja personalizada de acordo com o tipo de tarefa e as necessidades do cliente.
Entre os principais objetivos de uma ordem de serviço estão:
Começando pelas informações básicas que devem constar em um modelo de ordem de serviço, destaque para:
Embora muitas empresas utilizem uma ordem de serviço simples contendo somente essas informações, você pode ir além do que o mercado já pratica e construir um modelo de ordem de serviço mais completo e personalizado.
Neste caso, eis alguns campos adicionais que podem ser incluídos no formulário:
Como dissemos anteriormente, as ordens de serviço podem ser bastante variadas, atendendo a segmentos específicos com mais eficiência. Alguns dos modelos de ordem de serviço mais comuns incluem:
Esse tipo de ordem de serviço pode ser tanto de manutenção corretiva (quando um cliente abre um chamado para consertar um defeito em um equipamento, por exemplo) quanto de manutenção preventiva, nos casos em que se segue um planejamento de vistorias e adequações
A OS de instalação é destinada para demandas pontuais em que seja necessário instalar um equipamento ou um sistema, tanto para atender clientes residenciais quanto comerciais.
Neste caso, a ordem de serviço ajuda a formalizar serviços como suporte técnico e configuração de software.
Outra OS conhecida é aquela destinada à manutenção de infraestrutura física, incluindo instalações elétricas, sistemas de climatização, circuitos de segurança, etc.
Além da finalidade, os tipos de ordem de serviço também podem ser divididos de acordo com a sua estrutura, entre eles:
Por fim, o modelo de ordem de serviço pode ser enquadrado ainda nos tipos físico, em planilhas ou digital.
No primeiro caso, a ordem de serviço impressa pode aumentar o risco de rasuras e problemas de legibilidade, além de não permitir a inclusão de imagens para registro do serviço prestado.
Uma ordem de serviço no Excel, embora permita um maior acompanhamento dos indicadores relacionados às atividades realizadas, tem como desvantagem a necessidade de preenchimento manual, deixando a atuação da empresa mais engessada.
Já a ordem de serviço digital é a opção mais moderna disponível, uma vez que automatiza o preenchimento de informações, garante a rápida inclusão de fotos e permite que a empresa registre as atividades mesmo sem acesso à internet.
Quando a empresa padroniza sua OS através de um modelo de ordem de serviço, torna-se mais fácil acompanhar e comprovar as atividades realizadas, sem a necessidade de depender de acordos verbais ou da troca de mensagens.
Outra vantagem é que uma OS padronizada ajuda a ter um histórico detalhado dos clientes atendidos e da situação específica de cada equipamento, incluindo a quantidade de chamados, os serviços mais frequentes, as peças mais trocadas, entre outros. Todos esses dados facilitam a gestão estratégica e as tomadas de decisão.
Padronizar uma ordem de serviço também significa que as informações serão registradas sempre da mesma maneira, seja quem for o cliente atendido ou o profissional responsável.
Com um modelo de ordem de serviço em mãos, a equipe técnica sabe de antemão tudo o que será necessário para a execução das atividades, evitando correr o risco de precisar cancelar uma visita devido à falta de uma peça de reposição, por exemplo.
A padronização da OS também aumenta a satisfação dos clientes, pois garante a transparência dos serviços prestados.
Além de padronizar, também é interessante que a sua empresa digitalize o modelo de ordem de serviço, garantindo maior produtividade da equipe e uma gestão mais eficiente. Entenda os principais motivos para isso:
Para garantir a eficiência na organização das ordens de serviço da sua empresa, é importante contar com uma ferramenta customizável, de modo que o modelo de ordem de serviço utilizado consiga atender às necessidades do seu negócio e às exigências do seu cliente.
Com a ajuda do Videnci, uma plataforma 100% digital para a gestão de atividades, você tem acesso a um construtor de formulários com vários modelos prontos de checklists, incluindo ordens de serviço.
Mas se o nosso modelo de ordem de serviço não atender aos requisitos determinados pela sua empresa e seus clientes, também há a opção de fazer o upload de modelos em PDF e customizar os campos dentro do Videnci para que eles se adequem ao documento previamente utilizado, sem a necessidade de criar um formulário do zero, mantendo sua equipe e seus clientes satisfeitos.
Mais vantagens de usar o Videnci para organizar suas ordens de serviço:
Saia da gestão manual e venha fazer parte da revolução digital. Faça um teste gratuito e entenda como o Videnci pode se adequar à realidade da sua empresa.
O termo ASG (Ambiental, Social e Governança), que deriva da sigla em inglês ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – tem ganhado muita força nas indústrias nos últimos anos. Trata-se de um conjunto de práticas que não apenas se alinha com as exigências de sustentabilidade e responsabilidade social, mas também pode resultar em maior […]
O Procedimento Operacional Padrão, ou simplesmente POP, é um documento que poderia ser descrito como um manual de instruções ou mesmo como uma receita. Seu objetivo é guiar os processos da empresa, garantindo que as tarefas sejam executadas corretamente e de forma padronizada. Ele é especialmente eficaz em empresas que envolvem um rigoroso controle de […]
A pesquisa de satisfação é uma das ferramentas mais poderosas para entender as percepções dos clientes e otimizar produtos, serviços e processos internos. Além de possibilitar melhorias, ela é uma maneira eficaz de demonstrar aos clientes que suas opiniões são valorizadas. Ao adotar modelos de pesquisa de satisfação, uma empresa pode coletar dados essenciais para […]