Logo Logo
Login
  • Quem somos
  • Soluções
    Logo
    Gestão de Equipes Externas
    Distribuição de tarefas externas e monitoramento em tempo real via app
    Gestão de Documentos e Processos
    Controle a manutenção de equipamentos, veículos e EPIs
    Gestão de Equipamentos
    Crie checklists digitais em poucos segundos. Faça do zero ou use modelos prontos
    Portal do Cliente
    Possibilite que seus clientes acompanhem a conclusão de tarefas em tempo real
    Construtor de Formulário Digital
    Crie formulários e checklists digitais em poucos minutos. Use modelos prontos ou importe o seu formulário em PDF para usar dentro do Videnci.
  • Segmentos
    Logo
    Energia renovável
    Gestão de manutenção de painéis solares, checklists e vistoria técnica.
    Facilities
    Comprove a prestação de serviços externos com formulários digitais intuitivos.
    Indústria
    Auditoria de qualidade, vistorias de manutenção e controle de EPI muito mais fácil.
    Telecom e ISP
    Comprove serviços facilmente usando checklists digitais com anexo de recibos, fotos do serviço e mais.
    Refrigeração e climatização
    Aumente o controle de equipamentos e monitore seus técnicos em campo com mais rapidez.
  • Planos
  • Conteúdos
Login Teste grátis Agende uma demonstração
KPIs de produtividade: conheça as principais métricas
06 de outubro de 2020 11:37 am
Background
Siga nas redes

KPIs de produtividade: conheça as principais métricas

No mundo corporativo, a busca por eficiência e alto desempenho é uma prioridade constante entre gestores e empreendedores. É aí que entram os KPIs de produtividade, ou Indicadores-Chave de Desempenho.

Essas métricas são como bússolas que direcionam as organizações na busca pelo aumento constante de produtividade. Eles não apenam quantificam o tempo gasto para a conclusão de tarefas, como também permitem entender quais os gargalos nas equipes, quais times têm um desempenho melhor e o que pode ser alterado para melhorar ainda mais os índices, seja com treinamentos ou inserção de novas tecnologias.

Neste artigo, vamos abordar mais sobre os principais KPIs de produtividade, além de explicar sobre como implementar as métricas certas para impulsionar o desempenho das equipes e das organizações como um todo.

Indicadores de produtividade: quais os principais?

Os indicadores de produtividade surgem da comparação entre o que foi produzido pela organização e o que foi empregado em termos de recurso. 

Em suma, os KPIs de produtividade tem como objetivo mensurar a produção ou execução de atividades durante um período de tempo. Assim, caso a produtividade esperada não seja atingida, são os indicadores que mostram os pontos de melhoria. 

Tendo isso em vista, vamos conhecer alguns KPIs que podem ser utilizados quando o assunto é produtividade. 

1 – Controle e capacidade de produção 

Controlar e mensurar de forma quantitativa e qualitativa o que é produzido pela sua empresa é uma ótima forma de encontrar possíveis gargalos. 

Saber exatamente o que foi produzido e comprar a produção com um período anterior, é uma das maneiras de entender como anda a produtividade da sua empresa. 

Além disso, quando se mensura o tempo da execução de atividades e de cada etapa da produção, é possível realizar comparações e compreender se está havendo melhorias ou não. 

Dessa forma, algumas métricas que você pode utilizar são: 

– Número de itens produzidos / horas trabalhadas;

– Taxas operacionais;

– Eficácia dos equipamentos utilizados na produção. 

2 – Indicadores de vendas

Um dos principais indicadores que se relaciona com vendas é o CAC, ou seja, Custo de Aquisição por Cliente. Essa métrica é muito importante por mostrar quanto a sua empresa teve que gastar para conquistar um cliente. 

Dessa maneira, quanto menor o seu CAC, maior o seu grau de eficiência – o que é um ótimo sinal em questão de produtividade. 

Outra taxa interessante de ser metrificada é o crescimento da receita. Você consegue calculá-la medindo o aumento percentual nas vendas entre um período de tempo. 

Outras métricas possíveis são:

– Número de contatos feitos;

– Número de chamadas realizadas;

– Ofertas/negócios concretizados. 

3 – Métricas voltadas a gestão de pessoas 

Para um empresa se manter produtiva, é preciso pensar em como os colaboradores estão no ambiente de trabalho. Por isso, uma métrica que você pode utilizar nesse sentido é a de taxa de absenteísmo e a retenção de talentos. 

Com o índice de pessoas faltantes em dias de trabalho, você consegue ter uma panorama completo do que vem ocorrendo na sua empresa. Se o absenteísmo é muito alto, a produtividade irá cair, o que requer alguma ação por parte da gestão. 

Já a taxa de retenção de talentos é o quanto a sua empresa é capaz de contratar um novo colaborador e mantê-lo. Ao ter esse índice metrificado, fica mais fácil entender se o seu negócio está sendo efetivo nesse sentido ou se é necessário alguma mudança na gestão de pessoas. 

Pontos de atenção no momento de escolher um KPI

Agora que já te mostramos o que é um KPI e como isso se aplica a produtividade, queremos mostrar alguns pontos de atenção ao escolhê-los para a sua empresa.

Assim, sempre que for optar por um KPI tenha certeza de que ele é mensurável, ou seja, a sua gestão deve ser capaz de reconhecer esse indicadores em números. 

Além disso, todo KPI deve estar relacionado diretamente ao seu objetivo de negócio, uma vez que indicadores errados mostram performances equivocadas. 

Por fim, não esqueça de acompanhar todos os seus indicadores. Tenha em mente que para tomar decisões realmente estratégicas é preciso definir uma periodicidade para a análise e revisão dos dados. 

Gostou deste conteúdo?

No blog do Videnci sempre postamos conteúdos e materiais que podem ajudar você e sua equipe a serem mais produtivos. Por isso, fique sempre de olho nas publicações!

Posts relacionados
Image
Tipos de riscos ocupacionais industriais e como evitá-los

Riscos ocupacionais existem em todos os ambientes de trabalho, afetando os trabalhadores em maior ou menor intensidade. Porém, há locais em que os riscos à saúde e à integridade são mais evidentes, como é o caso da indústria. Alguns exemplos de riscos ocupacionais industriais incluem situações como explosões, choques elétricos, quedas de altura e amputações. […]

Ler mais
08 | janeiro | 2025
Image
Conheça a NR 12 para segurança do trabalho

A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) é uma diretriz fundamental para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos em diversos setores industriais. Ao estabelecer requisitos mínimos de segurança, a NR-12 visa prevenir acidentes de trabalho, proteger a integridade física dos empregados e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. […]

Ler mais
18 | outubro | 2024
Image
Controle de EPI: como fazer uma gestão eficiente?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) garantem a saúde e a integridade física dos profissionais no ambiente de trabalho, protegendo-os contra os possíveis riscos de suas atividades e de acidentes de trabalho. Através do controle de EPI as empresas conseguem fazer a gestão desses equipamentos, registrando informações relacionadas à entrega, utilização, armazenamento e manutenção.  Com […]

Ler mais
28 | agosto | 2024
Cadastre-se na nossa newsletter
Logo
Quem somos
Soluções
  • Gestão de Equipes Externas
  • Gestão de Documentos e Processos
  • Gestão de Equipamentos
  • Portal do Cliente
  • Construtor de Formulário Digital
Segmentos
  • Energia renovável
  • Facilities
  • Indústria
  • Telecom e ISP
  • Refrigeração e climatização
Planos
Conteúdos
  • Hub de Conhecimento
Minha conta
Siga nas redes

Fale conosco
Sistema Videnci desenvolvido pela EXATI TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LTDA - EPP - CNPJ 18.434.112/0001-16
Política de Privacidade e Termos de Uso
WhatsApp

Esse site utiliza cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e trazer conteúdos personalizados. O monitoramento é realizado por meio de cookies e outras tecnologias similares, que nos permitem entender como os usuários interagem com o site, otimizar o desempenho e oferecer conteúdo relevante.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e trazer conteúdos personalizados.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e reconhece que os dados coletados são usados de forma anônima e agregada. Para mais detalhes sobre como tratamos os dados, consulte nossa política de privacidade.

Política de privacidade