Para que um empreendimento construtivo obtenha sucesso, é preciso ter uma boa equipe de trabalho multiprofissional e um bom encarregado de obras para gerenciar a dinâmica das tarefas no canteiro de obras.
Nesse contexto, cabe ressaltar que o encarregado de obras precisa estar ciente de tudo o que acontece na obra, seja em relação às técnicas de construção ou às medidas preventivas de segurança do trabalho.
Afinal, a administração das demandas também é uma de suas funções.
O encarregado de obras é o profissional que está na linha de frente da construção, portanto, é essencial que ele tenha conhecimentos na área da construção civil e controle de qualidade.
Basicamente, ele conhece a sequência de todas as tarefas que serão realizadas no canteiro de obras, bem como as melhores condições de trabalho para realizá-las com sucesso.
Em todas essas ocasiões, ele supervisiona a obra desde o seu início até a entrega ao cliente, integrando a equipe de trabalho em todas as fases de execução do projeto.
As principais funções são gerenciar a equipe e administrar os recursos da obra, para garantir o cronograma de atividades e entrega da construção.
Mesmo seguindo rigorosamente o planejamento, imprevistos naturalmente aparecem e é ele que deve gerenciar os imprevistos junto com os responsáveis pelo empreendimento.
Por esse motivo, a rotina do encarregado é sempre dinâmica, visto que ele sempre vai coordenar a equipe de acordo com as solicitações e serviços que tem prioridade naquela etapa da obra.
A delegação das atividades, a organização dos colaboradores por demanda de trabalho e a gestão dos materiais e equipamentos fornecidos, também são funções que cabem a um mestre de obras.
Outra parte da rotina de trabalho do encarregado é fiscalizar o modo como as tarefas estão sendo executadas, bem como se o tempo gasto com elas é compatível com as exigências técnicas.
Desse modo, é indispensável para um mestre de obras ter habilidades de gestão de pessoas, visto que ele coordena toda a equipe, mediando atritos internos e lidando com diferentes pessoas diariamente.
Tudo isso, visando o controle da qualidade do serviço e a gestão da produtividade da equipe de colaboradores.
Um ponto de atenção são os acidentes de trabalho, que ainda fazem parte do ramo da construção civil.
Para reduzir o número de acidentes na construção, é preciso que o mestre de obra garanta que todos os colaboradores sigam uma série de medidas preventivas de segurança do trabalho.
O mestre de obras atua como um porta-voz, já que ele é o responsável por comunicar como está o andamento de cada etapa para supervisor de obras, relatando atrasos, falta de matéria-prima e qualquer outra demanda necessária.
Portanto, uma boa comunicação entre o escritório e o encarregado de obras é fundamental para garantir a organização e o planejamento de recursos.
Ao realizar o monitoramento de resultados no canteiro de obras, fica muito mais fácil de comunicar aos chefes sobre o andamento das etapas e problemas que precisam ser resolvidos.
Você provavelmente já ouviu falar de checklists, mas sabe como eles podem te ajudar na obra? Facilitando tanto a vida do encarregado, quanto a dos supervisores e gestores.
Recursos nos formulários digitais podem ajudar a simplificar a comunicação das tarefas da construção e auxiliam na visão geral da obra, assim facilitando a tomada de decisões.
– Não perca: Do papel ao digital: a modernização no canteiro de obras
E o melhor de tudo é que você personaliza do jeito que for melhor para a sua empresa.
A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) é uma diretriz fundamental para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos em diversos setores industriais. Ao estabelecer requisitos mínimos de segurança, a NR-12 visa prevenir acidentes de trabalho, proteger a integridade física dos empregados e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. […]
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) garantem a saúde e a integridade física dos profissionais no ambiente de trabalho, protegendo-os contra os possíveis riscos de suas atividades e de acidentes de trabalho. Através do controle de EPI as empresas conseguem fazer a gestão desses equipamentos, registrando informações relacionadas à entrega, utilização, armazenamento e manutenção. Com […]
Saiba como a Análise Preliminar de Risco (APR) fortalece a segurança no trabalho, prevenindo acidentes ao antecipar e mitigar potenciais riscos, construindo ambientes mais seguros.